Use um framework para criar aplicativos com React Native
Na React Conf, atualizamos nossa orientação sobre a melhor ferramenta para começar a criar aplicativos com React Native: um framework React Native — uma caixa de ferramentas com todas as APIs necessárias para permitir que você construa aplicativos prontos para produção.
O uso de frameworks React Native, como o Expo, agora é a abordagem recomendada para criar novos aplicativos.
Neste post do blog, queremos guiá-lo em detalhes sobre o que eles são e o que isso significa para você, como desenvolvedor de React Native iniciando um novo projeto.
O que é um framework React Native?
Se você já esteve construindo aplicativos em produção, provavelmente sabe que existe um conjunto de problemas comuns que você precisará resolver tarde ou cedo.
Ao construir qualquer aplicação — seja web ou nativa — você provavelmente quer que seus usuários naveguem por diferentes telas, busquem dados e mantenham o estado do usuário. Mas para apps nativos há ainda mais a lidar: você precisa de ferramentas para atualizar seu código nativo entre versões do React Native, gerenciar versões compatíveis de todas as suas dependências e lidar com ferramentas de build nativas.
É preciso uma vila para levar um aplicativo da ideia até a produção sem as ferramentas certas.
Queremos que você se concentre em escrever aplicações bonitas e funcionalidades para seus usuários, e não em resolver esses problemas comuns repetidamente.
Por isso, acreditamos que a melhor forma de você experimentar React Native é por meio de um framework que ofereça uma caixa de ferramentas com todas as ferramentas necessárias para construir aplicativos prontos para produção.
Você está usando um framework ou está construindo o seu próprio
Nada impede que você construa seu próprio framework, criando suas próprias soluções para roteamento, navegação, implantação, e assim por diante. Corporações grandes como Meta e Microsoft constroem seus próprios frameworks internamente para integrar profundamente com seus aplicativos existentes. Mas acreditamos que a maioria das pessoas estará melhor servida usando um framework já existente.
Qual framework usar?
Atualmente, o único framework comunitário recomendado para React Native é o Expo. A equipe do Expo vem investindo no ecossistema React Native desde os primeiros dias do framework, e acreditamos que hoje a experiência de desenvolvimento oferecida por ele é de altíssimo nível.
Obs.: O framework Expo é gratuito e open source, enquanto os Expo Application Services (EAS) são um serviço opcional e pago.
Se você não usou o Expo recentemente, não deixe de conferir a palestra da Kadi no Expo, onde ela mostra o que você pode fazer com o Expo em 2024.
Também atualizamos a página “Getting Started” do website para refletir essa recomendação.
Como os frameworks vão afetar você?
Se você já está usando um framework recomendado, como o Expo, você já está pronto!
Se quiser migrar seu aplicativo existente para o Expo, você pode encontrar instruções no site oficial do Expo. O Expo oferece muitos benefícios, como uma forma mais fácil de atualizar sua versão do React Native, uma melhor experiência de desenvolvimento e muito mais.
No entanto, se você não pode ou não quer migrar para o Expo, tudo bem. O uso do React Native sem um framework oficial continuará sendo suportado. As ferramentas que você já usa — como o React Native Community CLI, o Template e o Upgrade Helper — continuarão funcionando como de costume.
O comando react-native init foi movido para fora do core e agora é acessível via:
npx @react-native-community/cli@latest inite está disponível no GitHub no repositório react-native-community/cli.
Se você é um desenvolvedor de bibliotecas para React Native, reunimos uma lista de recomendações sobre quais APIs usar. Saiba mais na RFC.
Leitura adicional
Se estiver interessado em entender melhor o raciocínio por trás dessa decisão, convidamos você a ler a RFC0759: React Native Frameworks. Esta RFC é o resultado de um esforço de vários meses envolvendo inúmeras discussões e brainstormings entre diferentes parceiros e integrantes do ecossistema React Native.
Embora o Expo seja hoje o único framework recomendado, a RFC também contém diretrizes sobre como se tornar um framework recomendado, pois esperamos ver mais competição e inovação neste espaço.
Além disso, você deve conferir a palestra useFrameworks() no evento App.js 2024, onde apresentamos essa RFC e as mudanças necessárias em formato resumido.
Acreditamos que, ao esclarecer as responsabilidades do React Native Core e dos Frameworks, podemos fomentar um ecossistema mais saudável e impulsionar o crescimento e inovação para o React Native.
